quarta-feira, 26 de novembro de 2008

BREVE HISTÓRIA SOBRE BTT

Desde o início, o desporto do BTT e todo o equipamento envolvido têm estado em constante evolução, nos últimos anos temos assistido a uma rápida mudança na percepção de como uma bicicleta de montanha deve ser.

Quando surgiu o BTT, tudo o que tivesse roda 26", pneus largos e mudanças era considerado uma bicicleta de montanha. Esta descrição até era verdadeira no seu significado, uma bicicleta construída com o propósito de todo o terreno. Os pioneiros do BTT adaptaram as velhas bicicletas cruiser para serem utilizadas em todo o terreno e foram modificando os seus robustos quadros para utilizar pneus largos. A partir daí, a construção dos quadros e rodas começou a evoluir com materiais novos e mais leves. Os travões começaram a funcionar melhor e os pneus começaram a ter rastos e compostos de borracha especificos para todo o terreno. Subitamente a BTT era a bicicleta a comprar. Era polivalente e oferecia uma ampla escolha de mudanças que apelava a todo o tipo de utilizadores mesmo aqueles que não pretendiam uma utilização em todo o terreno. Não era raro ver pessoas na cidade com BTT'S e pneus slick largos.

Conforme o BTT evoluía, os tipos de bicicletas disponíveis no mercado acompanhavam a tendência. O segmento "mountain bike" ramificava-se em várias categorias de bicicletas específicas para cada tipo de terreno e utilização. À medida que o design se tornou específico como por ex. dowhill ou xc, tornava-se cada vez mais difícil a escolha da bicicleta ideal para aqueles que não se definiam exactamente como "freeriders" ou "racers". Muitos utilizadores achavam adequado o uso de suspensão total para utilização global mas não queriam incremento de peso ou perda de eficiência a subir.
Ao mesmo tempo andar numa bicicleta rígida de aço também não era das experiências mais agradáveis. Alguns perseguiam o sonho de uma bicicleta com curso de suspensões, não se importavam de sofrer nas subidas desde que descessem sempre a fundo. Outros optavam por manter a bicicleta leve, simples e pura ao investir em quadros em carbono rígidos e mesmo adaptados para single speed.

Quando os potenciais compradores entravam numa loja para comprar uma bicicleta, deparavam-se com uma escolha complicada pois eram confrontados com a questão de que tipo de ciclista seria e para que tipo de utilização seria a bicicleta. Queria simplesmente uma bicicleta de montanha. O que era necessário era uma bicicleta capaz de se adaptar a todo o tipo de terreno, que passou a ser chamada de "trail bike". Este tornou-se o segmento mais importante das bicicletas de montanha, dado que era apelativa a um grande número de utilizadores e assim qualquer um podia apreciar as características de uma bicicleta de montanha.

OA

MARATONA PORTEL (30 NOV.)


Caros Saltapocinhas,

Dado estar impedido de andar de bike por motivos de saúde e como estava inscrito para participar nesta maratona de Portel, se algum de vocês quiser participar, poderemos fazer a permuta.


Trata-se de uma "voltita" muito interessante pelas suas bonitas paisagens e "pouco" exigente fisicamente...... :)
OA



sábado, 1 de novembro de 2008

3ºPasseio Itinerários da Memória